Notícias

Varíola dos macacos: vacinados na década de 80 podem ter 85% de imunidade à doença

Conforme infectologista, a maioria dos casos é de pessoas jovens, que não foram imunizadas contra a doença

Por Rádio Itatiaia com informações de Edson Costa | 31/05/2022 às 11:45
 Foto: Divulgação/ CDC/ Bryan W.J Mahy
Foto: Divulgação/ CDC/ Bryan W.J Mahy

Transmissão ocorre através de fluídos

A suspeita da chegada da varíola dos macacos no Brasil causou preocupação em algumas pessoas, que temem um novo surto no país. No entanto, quem vacinou contra a doença em 1980 pode ter até 85% de imunidade em relação à varíola dos macacos. A informação é do infectologista do Hospital Vila da Serra, doutor Cristiano Galvão de Melo, em entrevista à Itatiaia

“A gente chama de proteção cruzada. Quem foi vacinado contra a varíola humana quando ainda se vacinava, antes de 1980, tem a possibilidade de aproximadamente 85% contra a varíola dos macacos. Quem sabe que foi vacinado tem essa proteção. Tanto que os casos que a gente tem visto são predominantemente em jovens”, explicou.  

Mesmo atingindo o público mais jovem, nenhuma campanha para conscientização quanto aos cuidados em relação à doença será realizada no país. “A gente tem duas vacinas disponíveis, mas atualmente as recomendações da OMS  [Organização Mundial de Saúde] são de que não tem indicação de fazer uma campanha de vacinação em massa, nada parecido”, destacou.

Leia também: 

Varíola dos macacos: Brasil tem dois casos suspeitos da doença

Transmissão e sintomas

De acordo com o infectologista, a transmissão ocorre após contato com fluídos corporais de uma pessoa contaminada. 

“A gente viu que teve transmissão vinda do contato sexual, íntimo. Não é uma doença classificada como sexualmente transmissível, mas como durante a relação sexual tem essa troca de fluídos, então ela tem tido um papel importante”, disse. 

Outras formas de contaminação podem ser por feridas e saliva.“A proximidade por muito tempo com uma pessoa infectada, ambientes mais fechados, que ficam ali muito tempo, a gente tem essa recomendação de fazer o uso de máscara”, acrescentou. 

A varíola dos macacos causa lesões na pele, febre,dores de cabeça e pelo corpo. 

Vacinação 

A varíola humana foi erradicada pela OMS em maio de 1980, mas no Brasil em 1973. Até essa data, apesar de não ser uma época que havia comprovantes de vacinação, houve campanha para aplicar a vacina contra a varíola em todos os brasileiros. Porém, há 40 anos não existem mais imunizantes para a doença no país. 
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou