Notícias

O frio vai chegar? Saiba quando as temperaturas caem em Belo Horizonte

Maio, que inicia no próximo domingo (1º), terá duas ondas de frio 

Por Patrícia Marques | 28/04/2022 às 16:58
Patrícia Marques/Itatiaia
Foto: Patrícia Marques/Itatiaia

Dia será de céu claro, com manhãs e noites mais frias

O outono, que marca a queda das temperaturas, iniciou no dia 20 de março. No entanto, até o momento, Belo Horizonte registrou poucos dias realmente frios. Na madrugada do dia 16 de abril, considerada a mais fria do ano na capital, os termômetros marcaram 11,9ºC.  Porém, no próximo mês, duas ondas de frio podem atingir a cidade.

De acordo com o meteorologista Heriberto Leão, o mês de maio começará com temperaturas semelhantes às registradas em abril, porém há previsão da chegada de duas ondas de frio. A primeira será registrada após o dia 10 e a segunda no fim do mês. 

Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que é comum essa “maior diferença entre as temperaturas máximas e mínimas” neste período. “O que para facilitar costumo mencionar grande variação das temperaturas ao longo do dia, com frio pela manhã e noite, com tardes mais quentes. Temperaturas máximas amenas (baixas) durante a estação seca ocorrem quando uma massa de ar frio está atuando sobre o estado. Como ocorreu no início do outono (entre os dias 20 e 23) e em meados de abril”, explicou.

“Normalmente, a partir de maio, às massas de ar frio costumam chegar com maior frequência e com intensidade suficiente para provocar episódios frios. Episódio frio consiste em declínio acentuado da temperatura de um dia para outro (na chegada do ar frio) e permanência de temperaturas amenas por dias consecutivos (enquanto a massa de ar frio permanecer com intensidade suficiente para dominar as temperaturas). Nosso outono-inverno é caracterizado por períodos quentes intercalados por períodos frios, não temos um inverno bem marcado (totalmente frio), pois estamos numa região tropical”, acrescentou. 

Belo Horizonte seguirá com o tempo estável e predomínio de céu claro no decorrer dos próximos dias. Na capital, o dia amanhece e encerra com temperaturas mais baixas, mas no decorrer dele a previsão é de muito calor. Em alguns dias, os termômetros podem marcar 30ºC. 

Por mais que exista a sensação de que abril deste ano foi mais quente, Anete destacou que os termômetros não apresentam grandes diferenças, se comparado com o mesmo período do ano passado.  

Confira: 

Média das temperaturas em abril/21: máxima 28,0ºC e mínima 18,0ºC;

Média das temperaturas entre os dias 01 e 28/04/22: máxima 28,9ºC e mínima 19,6ºC;

Média histórica para o mês de abril (1981-2010): máxima 27,7ºC e mínima 18,6ºC.

Previsão 

Nesta quinta-feira (28), a temperatura mínima registrada ficou em torno de 15/16ºC e a máxima de 30ºC, com umidade relativa do ar em torno de 30% à tarde.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou