- Jornalismo
- Esportes
- Entretenimento
- Utilidade
- Outros
Ator lutou contra o racismo e foi voz ativa na defesa do trabalho digno para negros
O ator Milton Gonçalves morreu na tarde desta segunda-feira (30) no Rio de Janeiro. Ele tinha 88 anos e enfrentava problemas de saúde desde que sofreu um AVC em 2020.
Segundo a família, Milton Gonçalves morreu em casa por volta de 12h30. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
Quando sofreu o acidente vascular cerebral, há dois anos, o ator passou três meses internado e respirando com a ajuda de aparelhos. Ao receber alta, ficou com sequelas na voz e passou a usar cadeira de rodas.
Referência para várias gerações na arte e na política, o flamenguista Milton Gonçalves se notabilizou na luta contra o racismo e a discriminação. O ator enfrentou preconceitos e lutou pelo reconhecimento do trabalho dos negros em papeis na TV e na busca por emprego digno na sociedade.
"Tem uma frase que ele sempre disse: eu não sou do movimento negro, eu sou um negro em movimento", afirmou o filho Maurício, ao G1.
Em 2022, Milton foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, com um enredo que mesclou sua vida de batalhas com a coroação de orixás.
Carreira
Gonçalves nasceu em 9 de dezembro de 1933, Monte Santo, Minas Gerais. Ainda na infância, mudou-se para São Paulo com a família. Na capital paulista, fez teatro infantil e teatro amador, até estrear como profissional em 1957 no Teatro Arena com a peça Ratos e Homens, de Steinbeck. Entrou na Globo antes mesmo da estreia da emissora: formou o primeiro time de atores após participar do filme Grande Sertão, em 1965. Ele relembrou a chegada em depoimento ao projeto Memória Globo.
"Não tinha inaugurado nada ainda. Os três estúdios, aquele auditório, pareciam para mim os estúdios da Universal. O primeiro salário foi 500 cruzeiros. E eu fiquei feliz".
Na TV Globo, participou de mais de 40 novelas, entre elas as versões clássicas de Irmãos Coragem (1970) e Escrava Isaura (1976) e séries, como as produções originais de A Grande Família (1972) e Carga Pesada (1979).
Seu último trabalho na TV foi em 2018, na novela O Tempo Não Para (2018).
Muito triste com a morte do grande ator Milton Gonçalves!
— Pequetito (@pequetitoreis) May 30, 2022
Me honra muito ter nascido na mesma cidade que ele.
Nossa Monte Santo de Minas perde seu filho mais ilustre!!
Descanse em paz , mestre das artes!!
Quando alguém de tanta importância se despede de nós, sempre me faltam muitas palavras, como agora... Milton Gonçalves era dos mais importantes atores que este país já teve. Milton faz parte da história da TV Brasileira. Um gênio, elegante, brilhante profissional.
— Zezé Motta (@zezemotta) May 30, 2022
Que tristeza a perda de Milton Gonçalves. Uma referência de várias gerações, nas artes e na política. Sempre ativo e combativo sobretudo na luta contra o racismo. Meu abraço fraterno à família e amigos. pic.twitter.com/sWMcPhOU1Y
— Douglas Belchior (@negrobelchior) May 30, 2022