Notícias

McDonald's é alvo de Procons pelo Brasil após veicular propaganda enganosa

Procon do Distrito Federal e de São Paulo notificam a empresa

Por Pedro Braga* | 28/04/2022 às 18:01

O Procon do Distrito Federal proibiu a comercialização do Hambúrguer McPicanha após receber denúncia de consumidor sobre propaganda enganosa da empresa McDonald's, na última quinta-feira (18). Foi alegado que não há o corte de picanha no produto.

A publicidade veiculada nos canais oficiais do McDonald's Brasil possuía as seguintes informações: “Produtos McPicanha: Picanha Salada Bacon e Picanha Cheddar Bacon. Hambúrguer 100% bovino com molho sabor picanha”.

A Itatiaia entrou em contato com o órgão expedidor da ordem e foi informada que a proibição será efetiva até que a empresa faça uma nova publicidade, nos mesmos meios da anterior, com a informação explicitamente atualizada. Em caso de descumprimento da ordem, a filial da empresa estará sujeita a multa, apreensão de material ou encerramento das atividades.

O Procon de São Paulo também notificou a empresa pedindo explicações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha. A empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados.

Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega e cópia dos materiais publicitários da linha de 2022, bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais da empresa.

O Procon-SP quer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas.

Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de maio

*Sob supervisão de Enzo Menezes

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou