- Jornalismo
- Esportes
- Entretenimento
- Utilidade
- Outros
Com a derrota por 3 a 0 para o Independiente del Valle-EQU, o América foi eliminado da Libertadores na lanterna do grupo D e registrou a pior campanha brasileira da história na fase de grupos do torneio. O Coelho conquistou apenas dois pontos na chave: um no empate por 1 a 1 com o Atlético, no Mineirão, e outro na Colômbia ao ficar no 2 a 2 com o Tolima.
O recorde negativo anterior era do Bangu, na edição de 1986, que somou os mesmos dois pontos do América nos seis jogos na fase de grupos, mas o Coelho acabou ficando atrás no critério saldo de gols: -7 contra -6 dos cariocas. O Vasco também alcançou a mesma pontuação na Libertadores de 1985, ao empatar dois jogos e perder outros quatro, mas o Cruzmaltino registrou saldo “menos pior”, com cinco gols negativos.
A única vez que um time mineiro tinha deixado a competição sem conquistar uma vitória na fase de grupos da Libertadores foi o Atlético de 1972. Na época, o Galo empatou quatro confrontos e perdeu os outros dois. Até então, a campanha do time alvinegro era a pior campanha de um clube de Minas Gerais no torneio.
CONFIRA OS RESULTADOS DO AMÉRICA NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES:
1ª rodada
América 0 x 2 Independiente del Valle
2ª rodada
Atlético 1 x 1 América
3ª rodada
América 2 x 3 Tolima
4ª rodada
América 1 x 2 Atlético
5ª rodada
Tolima 2 x 2 América
6ª rodada
Independiente del Valle 3 x 0 América
*Sob supervisão de Fábio Rocha