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A química da alimentação: minerais e vitaminas essenciais à saúde

Pouco lembrados, esses micronutrientes participam do bom funcionamento do corpo e da mente

Por Por Redação | 17/06/2022 às 09:00

Eles não são os componentes que mais preocupam na hora de planejar uma dieta. Mas esses micronutrientes são fundamentais para a saúde do organismo, e muitos deles estão diretamente relacionados à saúde cerebral. E o melhor de tudo é que eles estão disponíveis na alimentação e com uma dieta equilibrada, ninguém tem que se preocupar em reposições por meio de suplementos. 

Zinco: atua na proliferação de células de defesa e é encontrado em carnes vermelha e de aves, no feijão e na lentilha.

Selênio: fortalece o sistema imunológico. Presente na castanha do Brasil, na gema de ovo e no frango.

Betacaroteno: reduz inflamações e aumenta a função imunológica.  Encontrado na cenoura, no mamão, na abóbora e no tomate

Vitamina C: protege as células contra os efeitos dos radicais livres. Pimentões vermelhos, laranjas e morangos são ótimas fontes.

Vitamina D: diminui o risco de infecções virais. É encontrada no salmão, atum e ovo.

Vitamina E: auxilia a resposta imune natural do corpo. Presente em nozes, sementes e azeite.
 

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