Lucas Ragazzi

Coluna do Lucas Ragazzi

Veja todas as colunas

Política

Tamisa e Copasa vão se reunir para debater termo sobre Serra do Curral

26/05/2022 às 02:48
Tamisa e Copasa vão se reunir para debater termo sobre Serra do Curral

A mineradora Tamisa solicitou à Copasa, em ofício enviado no início dessa semana, uma reunião para dar continuidade as questões referentes ao termo de acordo assinado em 2018. A coluna apurou que deve ser solicitado um novo estudo hídrico para observar possíveis riscos ao abastecimento de água da região metropolitana de Belo Horizonte por conta do empreendimento minerário que a empresa pretende instalar na região da Serra do Curral. O estudo utilizado pela Tamisa durante o processo de licenciamento para mineração na área foi feito em 2018, a partir de um projeto diferente do que foi aprovado pelo Copam no final de abril. O estudo integrava um Termo de Compromisso firmado entre a mineradora e a Copasa, mas que foi arquivado em 2020 a pedido da própria empresa.

Agora, com uma intensa disputa judicial em que parlamentares, o MP mineiro e a Procuradoria-Geral de Belo Horizonte tentam suspender o licenciamento de mineração da Tamisa para a Serra do Curral, a empresa busca nova documentação para não ser questionada no futuro. 

O estudo hídrico não é legalmente necessário para a autorização de licenciamentos no Copam. Na época da autorização do conselho, o governo de Minas e a Copasa afirmaram que o estudo indicava condições para a instalação da operação da mineradora.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou